14 de novembro de 2018 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Política
Reunião
13/06/2018 | 06h00
Último dia para deputados apresentarem emendas à LDO
Relator do projeto só deve conhecer a quantidade e o teor das propostas na reunião ordinária da comissão em que tramita a matéria

Rafael Oliveira*

Os deputados estaduais podem apresentar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias até hoje na Assembleia Legislativa. O relator do projeto na Casa, Talles Barreto (PSDB), ainda não tem estimativa de quantidade e teor das emendas apresentadas pelos parlamentares. A estatística será apresentada na reunião da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento na tarde de hoje. 

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás, Francisco de Oliveira (PSDB), declarou que as matérias importantes em tramitação e votação, como a LDO, não serão afetadas pela ausência de parlamentares no plenário. A chegada da campanha eleitoral e a Copa do Mundo podem apertar o calendário de apreciações das matérias. “Os parlamentares têm participado bastante da entrega dos cartões Renda Cidadã do governo, por exemplo, mas estamos conversando para todos estarem mais presentes nas sessões. O nosso calendário de votações segue o ritmo normal”, garantiu Oliveira. 

A LDO para o exercício de 2019 não sofrerá alteração na tramitação, segundo o líder do governo. “O projeto está na sua fase de recebimento de emendas e devemos votar em plenário depois de 20 de junho. As agendas externas dos deputados não vão afetar a votação de uma matéria importante como essa”, disse Francisco.

O plenário da Assembleia Legislativa não funcionou ontem por falta de quórum. O vice-presidente da Casa, Manoel de Oliveira (PSDB), verificou a ausência dos deputados no painel e deixou de abrir a sessão ordinária. Ele convocou nova sessão ordinária para hoje no horário regimental de 15h. 

A pauta prévia dos projetos na sessão de ontem abrigava 26 concessões de títulos de cidadania goianiense.


Entenda a pauta prévia

A pauta prévia, conforme dispõe o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, é elaborada com no mínimo 24 horas de antecedência e informa sobre as matérias que serão apreciadas na próxima sessão plenária.

Em alguns casos, podem ser apreciadas matérias que não estão relacionadas na pauta prévia, sempre de acordo com o Regimento Interno. Veja em quais hipóteses:

1. Matérias objeto de requerimento de urgência e preferência podem ser votadas na mesma sessão em que foram apresentadas, se o presidente entender que o assunto merece deliberação e execução imediata.

2. Uma matéria em fase de Primeira Discussão e que vier a receber emendas, terá sua votação prejudicada, devendo obrigatoriamente retornar à Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

3. Em caso de sessões extraordinárias, convocadas para votação de matérias em caráter de urgência, pode haver inclusão de matérias não relacionadas na pauta prévia.

4. É importante lembrar que, regimentalmente, as sessões de sexta e segunda-feira podem ser transformadas em sessões especiais, o que provoca a transferência da pauta prévia para a sessão ordinária subsequente. (*Especial para O Hoje)

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)