25 de junho de 2018 - segunda-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Mundo
Palácio da Zarzuela
02/06/2018 | 09h35
Novo presidente espanhol é empossado perante o rei Felipe VI
Sánchez manifestou sua fidelidade ao cargo e não fez o juramento com a presença da Bíblia e do crucifixo, como é tradicional na Espanha

O novo presidente do Governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, tomou posse, neste sábado, diante do rei Felipe VI, e na presença de seu antecessor, o conservador Mariano Rajoy.

Sánchez manifestou sua fidelidade ao cargo e não fez o juramento com a presença da Bíblia e do crucifixo, como é tradicional na Espanha.

O novo presidente do Governo espanhol optou por esta fórmula, estipulada pela Casa Real, em julho de 2014, pouco depois da proclamação de Felipe VI, para dar aos altos cargos a opção de juramento ou promessa perante a Bíblia e da cruz ou sem elas na frente.

"Prometo, pela minha consciência e honra, cumprir fielmente com as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer cumprir a Constituição como norma fundamental do Estado, assim como manter o sigilo das deliberações do Conselho de Ministros", leu Sánchez.

Na cerimônia, realizada no Palácio da Zarzuela, residência da realeza espanhola, esteve presente seu antecessor, Mariano Rajoy, e as principais autoridades estatais.

Pedro Sánchez foi eleito ontem novo presidente do Governo da Espanha, após obter apoio da maioria absoluta do Congresso a uma histórica moção de censura com a qual forçou a saída do poder do conservador Rajoy, líder do Partido Popular (PP).

A moção, apresentada há uma semana pelos socialistas após ser conhecida a sentença da Justiça espanhola que condenava o PP por se beneficiar de uma trama de corrupção, foi aprovada por 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção.

Sánchez contou com o apoio do Partido Socialista, da coalizão de esquerda Unidos Podemos e dos grupos independentistas e nacionalistas do País Basco e da Catalunha. 

Fonte: ABR

Tópicos:  Sánchez,   Espanha,   Posse,   Presidente

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)