23 de março de 2019 - sábado

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Mulheres
Saúde
22-02-2019 | 14h15
Vereadora propõe teste de trombofilia para mulheres na rede pública
Intenção da parlamentar são para elas que tenham histórico familiar ligado a essa doença possam fazer o teste e ter tratamento adequado na rede pública de saúde

Eduardo Marques

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) propõe exame genético para detectar trombofilia para mulheres na rede pública. Segundo a autora do projeto, a intenção é que mulheres que tenham histórico familiar ligado a essa doença possam fazer o teste e ter tratamento adequado na rede pública de saúde, solicitado pelo médico ginecologista e/ou obstetra na primeira consulta pré-natal.

A vereadora em sua justificativa explica que a trombofilia “é uma condição hereditária (de pai pra filho) ou adquirida (por algum problema de saúde) em que o sangue tem uma maior tendência a formar coágulos que podem causar a trombose venosa profunda ou embolia pulmonar”.

“Várias mulheres que sofreram com aborto, pré-eclâmpsia tiveram alguma forma de trombofilia”, explica Tatiana adicionando que “o problema é que a maioria somente descobre a tendência quando já perdeu um ou mais filhos”.

 

(62) 3095-8700