16 de janeiro de 2019 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Mulheres
Recanto das Minas Gerais
17-10-2018 | 12h15
Centro de Saúde da Família celebra Campanha Outubro Rosa
Além de agendamento de mamografia e do exame de prevenção de colo de câncer do útero, também foram realizadas palestras e orientações sobre a saúde da mulher

Da Redação

Na manhã de segunda-feira, 15, o Centro de Saúde da Família (CSF) Militão Rodrigues, localizado no setor Recanto das Minas Gerais, promoveu um evento para celebrar a Campanha Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama. A ação foi direcionada ao público feminino e contou com orientações e atendimentos de saúde, agendamento de exames e um café da manhã. Cerca de 60 mulheres participaram da comemoração.

Dona Damary, de 62 anos, é moradora da região e falou sobre a satisfação em ter participado do evento. "É sempre bom ouvir dicas de saúde. As informações foram muito interessantes e com certeza me ajudam a buscar formas de prevenir doenças", afirmou satisfeita a usuária atendida na unidade. Durante as atividades, mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizaram agendamento de mamografia, teste importante para detecção precoce dos tumores de mama.

Para a coordenadora geral do CSF Militão Rodrigues, Dameire Sena, iniciativas como essa tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e esclarecer dúvidas recorrentes entre as mulheres. "Este mês de outubro é um momento que temos para mobilização e orientação sobre o tema. Mas os cuidados com a saúde devem ser mantidos o ano todo'', destacou a profissional. 

Além das equipes de Estratégia de Saúde da Família que atuam no local, alunos de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG) ministraram palestras no evento. Entre os assuntos abordados estavam alerta e cuidados preventivos do câncer, estágios da menopausa e hormônios e suas alterações. Os profissionais da unidade realizaram agendamento da mamografia de rastreamento para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e do exame de prevenção de colo de câncer do útero. 

Com a iniciativa, a coordenação da unidade quis criar um espaço de diálogo e informação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. "Precisamos conscientizar todos sobre a dimensão do tema. A prevenção é a principal estratégia para detectar precocemente as lesões e fazer o diagnostico da doença. Antes mesmo dos sintomas o tratamento pode ser iniciado pelo SUS", explica a coordenadora do CSF.

(62) 3095-7800