23 de março de 2019 - sábado

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Esporte
Projeto Everest 2019
15-03-2019 | 15h40
Brasileiro divulga escalada como esporte olímpico
Rodrigo Raineri fará sua sexta escalada à montanha mais alta do mundo a partir de 24 de março; escalada esportiva será esporte olímpico a partir de 2020

Luiz Felipe Mendes

O alpinista Rodrigo Raineri, único brasileiro a ter escalado como guia as mais altas montanhas dos sete continentes e que também formou com Vitor Negrete a única dupla brasileira a ter escalado a temida face sul do Acongágua (uma das escaladas mais difíceis do mundo), acaba de lançar o Projeto Everest 2019, que terá início no dia 24 de março quando ele embarca para o Nepal. Para completar, Raineri celebra seus 50 anos de vida durante a expedição.

Com a iniciativa, Raineri vai encarar um desafio inédito em sua carreira: ao atingir o cume do Everest, o alpinista fará um vôo solo de parapente do topo à base, um feito jamais realizado e registrado por outros alpinistas. Além disso, aproveitará a oportunidade para divulgar e incentivar a prática da escalada esportiva como esporte olímpico. O Projeto Everest 2019 vai ser dividido em 5 fases: a primeira delas é a chegada à cidade de Catmandu no Nepal, seguindo para a cidade de Pokara para a realização de vários vôos de treinamento de parapente. Na segunda fase, Raineri fará um trekking de aproximadamente dez dias até a base do Monte Everest. A terceira fase do projeto engloba a etapa de aclimatação, quando o alpinista sobe e desce parte da montanha várias vezes para a adaptação do corpo à altitude e também uma etapa de descanso numa área mais baixa com menor altitude. Na quarta fase do projeto, que é a etapa de maior expectativa, o alpinista fará o ataque ao cume do Everest e o vôo solo inédito de parapente. E na quinta e última fase, Raineri encerra a expedição e retorna ao Brasil.

(62) 3095-8700