22 de fevereiro de 2019 - sexta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Esporte
Competições
05-02-2019 | 06h00
Atlético Mineiro, Chapecoense e o Fluminense entram em campo nesta terça
Hoje, o Atlético Mineiro estreia na Libertadores, a Chapecoense joga pela Sul-Americana e o Fluminense abre a Copa do Brasil

*Luiz Felipe Mendes

Entra o mês de fevereiro e com ele algumas competições dão seus pontapés iniciais. Na etapa conhecida como Pré-Libertadores, anterior à fase de grupos do torneio continental, o Atlético Mineiro visita hoje o Danubio-URU a partir das 19h15 no Estádio Luis Franzini. Mais tarde, às 21h30, a Chapecoense faz sua estreia na Sul-Americana contra o Unión La Calera-CHI, no Nicolás Chahuán. No mesmo horário, o Fluminense dá início à primeira fase da Copa do Brasil diante do River-PI, no Albertão, em Teresina.

Dentro do futebol da América do Sul, não há competição mais almejada e tradicional do que a Copa Libertadores. Com dez campeões brasileiros diferentes no histórico do campeonato, o último a ter entrado nessa seleta lista foi o Atlético Mineiro, o qual ganhou o título em 2013. Na busca pela segunda taça, o Galo vai ser o primeiro tupiniquim a estrear na etapa classificatória para a fase de grupos da Liberta. Fora de casa, o Atlético precisa de um bom resultado para poder decidir com tranquilidade na terça-feira da semana que vem, quando recebe o Danubio no Independência. Aquele que confirmar a vaga vai enfrentar o vencedor de Defensor-URU x Barcelona-EQU na fase seguinte, e o ganhador chega finalmente ao espaço principal do torneio. O gol como visitante serve como critério de desempate. Além do Galo, o São Paulo é outro que frequenta a Pré-Libertadores, mas joga só amanhã.

Ainda no âmbito continental, a Sul-Americana é a segunda maior competição. Com grandes equipes e com uma importância cada vez mais notável, o campeonato já teve quatro campeões do Brasil – Internacional, São Paulo, Chapecoense e Athletico Paranaense, o atual detentor do título. Para matar a saudade, a Chape vai ser não somente o primeiro time brasileiro a estrear, mas protagonizará o primeiro duelo da edição 2019. Contra um clube não tão tradicional assim, o modesto Unión La Calera, os catarinenses querem começar com o pé direito. O jogo de volta, em Chapecó, acontece somente no dia 19. Além do Verdão do Oeste, o Botafogo joga amanhã, o Bahia na quinta-feira e Santos, Corinthians e Fluminense apenas na semana que vem.

Voltando ao território nacional, vai começar a maior aglomeração de mata-mata do país. Em sua 31ª edição, a Copa do Brasil inicia com o embate entre o poderoso Fluminense, que vem fazendo um bom começo de temporada, e o humilde River, que apesar de não ser grande no contexto nacional, é o maior campeão estadual do Piauí. O confronto será o único nesta terça-feira, com outros 12 marcados para amanhã, com times como Santos, Vasco, CSA e Ceará entrando em campo. Na quinta-feira, o Corinthians, ainda dá as caras. Depois disso, a Copa do Brasil volta apenas na outra terça-feira, quando os goianos participantes vão enfim colocar-se à prova contra desafiantes de outros estados. 

(62) 3095-8700