21 de abril de 2019 - domingo

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
LANÇAMENTO
12-04-2019 | 06h00
‘Vocês Sabem Quem Sou Eu?’: ‘a pessoa por trás do meme’
Inês Brasil ganha sua primeira biografia autorizada, nesta sexta-feira (12), apresentando sua história deste a infância

GUILHERME MELO* 

‘Vocês Sabem Quem Sou Eu?, um dos bordões mais famosos da internet, chega ao universo literário nesta sexta-feira (13), às 19h30, na Livraria Palavrear. Por meio do jornalista Luís Gustavo Rocha, a icônica Inês Brasil ganha uma biografia, que tenta mostrar ‘quem é a pessoa por trás do meme’. 

A webcelebridade ficou conhecida, em 2013, quando tentou, pela quinta vez, entrar no reality show Big Brother Brasil. Inês gravou um vídeo, que teve mais de 200 milhões de visualizações. Ela não chegou a ser selecionada para o programa, mas conquistou seu momento de fama. Sem um roteiro produzido, a artista chamou atenção pelas frases desconexas, como “alô, alô, vocês sabem quem sou eu?” e outras, que misturavam a tiradas vulgares com louvações e citações bíblicas.

Não demorou muito para Inês Brasil se tornar um ícone da internet, sem falar da fábrica de memes que se tornou. Por tamanha popularidade e frases tão marcantes, a artista foi consagrada como uma das madrinhas da comunidade LGBTI+, e foi exatamente essa personalidade que chamou a atenção de Luís Gustavo. “Ela é uma figura tão forte, que quis mostrar quem era a pessoa por trás de tanto meme. Não queria saber só como ela ficou famosa, mas como foi sua infância, sua adolescência, suas inspirações, sua época na Alemanha e tudo mais”, explica o autor. 

Com 49 anos, Inês Tânia Lima da Silva, nome oficial da artista, decidiu abrir sua vida e dificuldades para Luís. “Entrei em contato com ela, em 2017. O produtor me disse que queria produzir um filme contando a vida da Inês, mas que não tinha conseguido patrocínio. Então sugeri começar com um livro”, explica. No início, a artista ficou receosa com a exposição de sua vida pessoal, já que Inês Brasil é um personagem. “Ela teve resistência no início, mas acabou concordando, desde que não entrevistasse seus filhos e familiares”, lembra. 

Luís Gustavo conta que, ao escrever o livro, partiu em busca da humanidade da personagem hipersexualizada, que fazia tantas pessoas rirem com sua exposição, quase nua, e pregando princípios religiosos. “O livro dá um outro lugar de fala para Inês. Mesmo sendo engraçada, ela passou por muitas dificuldades, e algumas coisas devem ser levadas a sério, como abuso e prostituição”, adverte o autor, que apresenta um contexto social em sua obra. 

“O livro é uma tentativa de construir a pessoa que deu origem ao personagem, mostrando que existe lugar para o riso e para a seriedade”, conta. Luís já adianta que seu livro conta com muitos momentos alegres, assim como as lutas que ela teve de enfrentar, como o período de prostituição na Alemanha. Luís explica que o livro tentou ser o mais fiel possível com a realidade; a personagem, tentando não mudar nada da personalidade e carisma. “A Inês tem seu jeito próprio de conversar, é uma linguagem condizente a realidade que ela vive, então respeitei isso. Minha intenção não é corrigir a linguagem dela, e sim mostrar quem ela é”, conta. Inês estará no lançamento do livro, e após o evento, ela estará na boate Roxy, em um show especial. 

SERVIÇO

Livro ‘Vocês Sabem Quem Sou Eu?’, de Luís Gustavo Rocha sobre Inês Brasil 

Quando: sexta-feira (12) às 19h30

Onde: Livraria Palavrear (Rua 232, nº 338, Setor Leste Universitário – Goiânia) 

Páginas: 252 

(62) 3095-8700