19 de abril de 2019 - sexta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
OLHOS
10-04-2019 | 06h00
SBCPO lança seu segundo livro durante congressos internacionais em Goiânia
A autora principal é a vice-presidente da SBCPO, dra. Patrícia Akaishi

Da Redação

Durante o 27º Congresso Internacional de Oculoplástica (Ciop) e o 6º Congresso Internacional de Estética Periocular (Ciepo), que ocorrerão nestes dias 11, 12 e 13 de abril, no Centro de Convenções de Goiânia, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) lançará sua segunda obra, intitulada 1º Manual de Condutas – Blefaroplastia (108 páginas, editora Conexão Propaganda). A autora principal é a vice-presidente da SBCPO, dra. Patrícia Akaishi. A coordenação é do dr. Roberto Limongi, presidente desta sociedade. 

“Movido pela excelente repercussão do primeiro livro da SBCPO, Estética Periocular, lançado no evento do ano passado, idealizei a elaboração deste manual que pudesse abrigar a opinião de médicos experientes sobre temas relevantes a fim de auxiliar a conduta cirúrgica dos praticantes dessa subespecialidade da Oftalmologia”, diz dr. Limongi.

Pálpebras

Idade avançada e tendência familiar podem causar frouxidão da pele palpebral, flacidez dos ligamentos e músculos da pálpebra inferior e do terço médio da face (a ‘maçã do rosto’), o que resulta em flacidez palpebral e bochechas caídas. As consequências são dobras de pele e bolsas de gordura e rugas, sinais característicos de envelhecimento facial. Mas o problema vai além da estética. O excesso de pele e essa frouxidão dos tecidos dos anexos oculares geram consequências aos olhos. “Isso pode causar alterações no fundo dos olhos como diminuição do campo visual superior e lacrimejamento”, afirma dr. Roberto Limongi, que é também professor associado e chefe do setor de Plástica Ocular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor permanente da pós-graduação em Ciências da Saúde da UFG.

Esses são alguns dos assuntos abordados no encontro deste ano. Participarão dez convidados internacionais, sendo cinco norte-americanos membros de destaque da American Society of Ophthalmic Plastic and Reconstructive Surgery (ASOPRS). São esperados em torno de 600 congressistas de várias partes do Brasil e do mundo. Para o presidente da SBCPO, dr. Roberto Limongi, o objetivo é “difundir conhecimentos e aprimorar o ensino e a pesquisa científica neste ano em que são comemorados 45 anos de história da Oculoplástica brasileira”. 

Plástica Ocular

A Cirurgia Plástica Ocular é uma disciplina da Oftalmologia que se dedica a cuidar de alterações e deformidades das pálpebras, do sistema lacrimal e da órbita (cavidade óssea que circunda o olho). Como reforça dr. Limongi, a subespecialidade está voltada não somente à estética ocular como também ao bom funcionamento do olho. Dentre as alterações mais frequentes que podem ser tratadas, o presidente da SBCPO destaca: “Excesso de pele e bolsas de gorduras palpebrais (resultado de tendências hereditárias ou relacionadas à idade); ptose ou pálpebras caídas (a pálpebra pode cobrir o eixo visual e atrapalhar a visão); entrópio (pálpebras que viram para dentro); ectrópio (pálpebras que viram para fora); triquíase (alteração da direção de um ou mais cílios, invertidos); lagoftalmo paralítico (incapacidade de fechamento palpebral completo após paralisia facial temporária ou permanente); blefaroespasmo (contrações palpebrais que podem provocar cegueira funcional devido à impossibilidade de abertura palpebral espontânea); tumores palpebrais (benignos ou malignos); obstrução de vias lacrimais (de recém-nascidos a idosos, provocando lacrimejamento constante); e estética (cirurgias removem o excesso de pele e bolsas de gordura, ao redor dos olhos, e o resultado é uma expressão facial mais leve e rejuvenescida).

SERVIÇO

27ª edição do Congresso Internacional de Oculoplástica (Ciop) e 6º Congresso Internacional de Estética Periocular (Ciepo)

Quando: de 11 a 13 de abril de 2019

Onde: Centro de Convenções de Goiânia 

Endereço: Rua 4, nº 1.400, Setor Central – Goiânia, Goiás, Brasil

Inscrições e programação:https://sbcp.iweventos.com.br/evento/ciop2019/home

 

(62) 3095-8700