22 de fevereiro de 2019 - sexta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
CINEMA
11-02-2019 | 06h00
Cine Cultura retoma as atividades nesta segunda-feira (11)
Fundado em 1989, o Cine Cultura Goiânia ainda representa o maior meio de exibição de filmes não comerciais na cidade

GUILHERME MELO*

Com o objetivo de mostrar a arte representada pelo cinema, o Cine Cultura retoma as atividades nesta segunda-feira (11), levando para os cinéfilos uma programação especial e gratuita. Serão sete dias temáticos e dedicados a grandes obras do cinema – dentre algumas produções mais famosas e outras menos conhecidas.

O roteiro, que segue até o próximo domingo (17), inclui ainda uma sessão surpresa, por dia, com filmes que serão revelados ao público apenas antes da exibição. A programação também marca o início da parceria do Cine Cultura com a Aliança Francesa Goiânia, que apoia quatro filmes da seleção.

O cinema é considerado, atualmente, um dos principais meios de expressão cultural da sociedade. Utilizar o cinema como ferramenta de ensino abre espaço para a discussão sobre, por exemplo, aspectos históricos, culturais, literários, políticos e sociais. Segundo o coordenador do Cine Cultura, Fabrício Cordeiro, essa é justamente a proposta do ambiente, que visa a oferecer produções para quem está em busca de qualidade e de conhecimento. “Nosso foco é uma programação que foge do circuito comercial de Hollywood e promover parcerias culturais pela cidade”, explica o cineasta. 

Fabrício ainda revela que essa programação de retorno, que ocorre neste mês de fevereiro, seria o roteiro de filmes excebidos pelo cinema no fim de ano. Como o Cine Cultura encerrou sua programação de 2018 mais cedo, o cronograma precisou ser reorganizado. “Apresentamos, nessa progamação, sempre alguns clássicos do cinema, clássicos obscuros, filmes não conhecidos e sessões surpresas que, neste ano, será na segunda semana de fevereiro”, conta o curador. 

A programação ainda conta com algumas sessões surpresas, cujos filmes são revelados um dia antes da exebição. As sessões começaram no Halloween de 2017, e, desde então, têm feito bastante sucesso. “A sessão surpresa sempre lota o cinema por agradar muito o público”, conta. Sem revelar muito, Fabricio conta que, neste ano, a sessão surpresa, vai resgatar alguns filmes esquecidos pelo público ou filmes inéditos.

História 

Considerado como uma das principais referências na cidade quando o assunto é exibição de produções audiovisuais, o Cine Cultura Goiânia foi um dos primeiros da Capital, fundado ainda no ano de 1989. Embora seja bem pequeno – quando comparado aos outros –, ainda sobrevive principalmente na cena independente da cidade, sempre atraindo pequenos festivais e pessoas interessadas em cinema, além de dar espaço para o cinema alternativo e regional.

O Cine Cultura é um projeto que não está presente apenas na Capital, mas também em outras partes do Brasil. Em Goiânia, sua inauguração se deu no dia 15 de julho de 1989, quando a pequena sala batizada como ‘Sala Eduardo Benfica’. Com apenas 98 lugares, abriu suas portas para dar início à história do cinema, que vem sendo escrita com grande entusiasmo ainda nos dias de hoje.

Durante anos, o lugar foi dirigido por Antônio Segatti, um importante diretor de fotografia que conta com inúmeras produções cinematográficas em Goiás. Por ter essa influência, o Cine Cultura Goiânia se transformou no principal meio de exibição de filmes não comerciais, fazendo com que seu público pudesse vivenciar experiências completamente diferentes daquelas proporcionadas pelos cinemas tradicionais.

Atualmente, a sala do local conta com 97 poltronas, sendo que um espaço é destinado a cadeirantes. Ainda hoje, o cinema busca privilegiar o que há de melhor das produções contemporâneas, abrindo as portas para festivais e mostras especiais. A ideia é sempre oferecer para a população da cidade uma programação ampla e democrática, fazendo com se transforme em um espaço de convivência aberto a discussões, reflexões e, principalmente, a debates.

Sem impor limitações, o ambiente é ideal para fazer florescer a paixão pelo cinema, conhecido como ‘a sétima arte’. E, se você pretende imergir nessa proposta, basta conferir, abaixo, a programação do Cine Cultura.

*Integrante do programa de estágio do jornal O Hoje.  

(62) 3095-8700