22 de fevereiro de 2019 - sexta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
TELEVISÃO
11-02-2019 | 06h00
TV Brasil estreia série infantil com brincadeiras de rua tradicionais
Produção vai ao ar diariamente, de segunda a sexta, em quatro horários às 10h20, 10h50, 13h20 e 14h35

Esconde-esconde, amarelinha, pega-pega, cabra-cega, cabo de guerra, mímica e morto-vivo são algumas das brincadeiras tradicionais da infância que a TV Brasil resgata, a partir desta segunda (11), com a estreia da série documental Tá na Hora de Brincar.

A produção vai ao ar diariamente, de segunda a sexta, em quatro horários às 10h20, 10h50, 13h20 e 14h35, com episódios inéditos, na TVBrasil Animada, faixa de programação da emissora pública dedicada ao público infantil.

Formada por 27 interprogramas de dois minutos, a série é voltada para a turminha na faixa-etária de 3 a 12 anos. Com uma dinâmica marcada pela naturalidade, a produção apresenta brincadeiras tradicionais explicadas na prática por crianças, com a ajuda de um palhaço brincalhão chamado Tananá interpretado por Igor Medeiros.

Cada edição traz um jogo comum em todo o País e demonstrado na versão da região em que é mais popular. As regras das brincadeiras são explicadas pelas crianças participantes ou pela narradora Antoniela Canto, em off, enquanto a garotada se diverte. A participação do palhaço Tananá deixa cada brincadeira ainda mais animada.

Realizada pela Framme Produções, do Piauí, a série Tá na Hora de Brincar foi a única produção do estado selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

Com direção de Alexandre Mello, o interprograma reúne mais de uma dezena de crianças nas brincadeiras. A produção tem música original homônima de José Quaresma e André Melo, interpretada por Ezequiel Veloso e Gil Oliveira.

A TV Brasil é o canal que mais exibe esse conteúdo nacional em sinal aberto de acordo com o Informe de Acompanhamento do Mercado de TVAberta, estudo divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em 2016. Só naquele ano, a emissora pública levou ao ar mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Emissora pública apresenta mais de 50 horas semanais de conteúdo infantil

A nova série documental série documental Tá na Hora de Brincar integra a sessão dedicada à criançada. Com mais de 50 horas semanais, a TV Brasil Animada é uma faixa de programação diária na grade da emissora pública que reúne produções de qualidade dedicadas às crianças e aos jovens.

Além de ser uma grande apoiadora da produção de conteúdo infantil no mercado independente do país, a TV Brasil incentiva o desenvolvimento novos realizadores e reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

Referência na televisão aberta, o canal é uma das principais janelas para séries, desenhos e animações nacionais. A sessão TV Brasil Animada leva ao ar mais de sete horas consecutivas de produções para crianças e jovens de segunda a sexta-feira, entre 10h e 17h30, quase sem interrupções. A primeira faixa de produções começa às 7h30 e vai até as 9h15.

A TV Brasil Animada também tem espaço aos fins de semana na programação da emissora pública. Nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem nova janela de 15h às 18h30.

A sessão é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo. Ao todo, são mais de 50 horas de conteúdo infantil e juvenil educativo disponível por semana.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Diário de Mika, O Show da Luna!, SOS Fada Manu, Meu Amigãozão, Zica e os Camaleões, Carrapatos e Catapultas, Porto Papel e Osmar – A Primeira Fatia do Pão de Forma.

SERVIÇO

Programa ‘Tá na Hora de Brincar’ 

Quando: a partir de hoje (11)

Onde: TV Brasil

Horários: 10h20, 10h50, 13h20 e 14h35

 

(62) 3095-8700