20 de agosto de 2018 - segunda-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Antiguidade
15/05/2018 | 06h00
Seduce terá programação especial na 16ª Semana Nacional de Museus
Para tanto, diversas atividades serão desenvolvidas nas unidades da Seduce, em Goiânia e no interior do Estado

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio de sua superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA), preparou uma programação especial e gratuita para comemorar a 16ª Semana Nacional dos Museus, que neste ano tem como tema Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos. Para tanto, diversas atividades serão desenvolvidas nas unidades da Seduce, em Goiânia e no interior do Estado, com exposições, exibição de vídeos, audição de discos de vinil, oficinas, palestras e visitas guiadas.

A Semana de Museus é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. A iniciativa visa a dar visibilidade às ações museológicas, bem como promover o acesso a esses espaços.

O tema deste ano promove a reflexão sobre o impacto da tecnologia no setor museológico, assim como o papel das relações interpessoais nos museus. Inspirada por essa temática, a SPHA propôs atividades que irão discutir assuntos como a educação na era digital e os desafios de conectar os museus ao seu público. Por meio de oficinas de conservação de fotografias, audição de discos de vinil e exibição de vídeos documentários em formatos como VHS e DVD, o público terá acesso às tecnologias utilizadas no século 20 e a reflexões sobre a importância da preservação da Memória e da História por meio de recursos audiovisuais. Oficina e exposição que abordam a produção de objetos de cerâmica também levarão o público a refletir sobre tecnologias de outros tempos (pré-história).

Ações

O roteiro na capital goiana começa com visita à exposição 4 Ateliês, em cartaz no Centro Cultural Octo Marques. Na segunda-feira (14), houve palestras pelo Arquivo Histórico Estadual (no MIS) e pelo Museu Pedro Ludovico Teixeira (no Centro Cultural Octo Marques). No dia 16 (quarta), o MIS terá audição de discos de vinil e exibição de vídeos documentários, e, no dia 17 (quinta), oficina de Conservação Fotográfica. Já no Museu Zoroastro Artiaga, no dia 17, será ministrada oficina de Cerâmica, e haverá abertura de exposição sobre o mesmo tema.

No interior, o público terá atrações a partir desta terça (15), no Museu Ferroviário de Pires do Rio, com visita a exposição de objetos tecnológicos antigos, palestras, e a 4ª viagem do projeto Cultura nos Trilhos. Na Cidade de Goiás, a agenda começa neste dia 18, com visita mediada à exposição Do Dossiê ao Título e exibição de vídeo sobre a história da Cidade de Goiás, no Palácio Conde dos Arcos. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)