21 de agosto de 2018 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Tv Brasil
02/05/2018 | 06h00
Série documental foca na atuação dos defensores públicos
Com cinco episódios de 26 minutos, a série revela o trabalho dos defensores públicos federais e estaduais em processos jurídicos sobre desigualdades

A atuação dos defensores públicos no Brasil em casos de violações de direitos humanos é o mote da produção audiovisual indepedente Defensores que a TV Brasil estreia nesta quarta (2), às 21h45. 

Com cinco episódios de 26 minutos, a série revela o trabalho dos defensores públicos federais e estaduais em processos jurídicos sobre desigualdades. A obra documental mostra a luta de agentes públicos, pensadores e comunidades pela superação cultural dos problemas que afetam cidadãos nas cinco regiões brasileiras.

Em pauta, temas como direito à educação, disputa agrária com indígenas, trabalho escravo, vítimas da tragédia do Rio Doce e sistema penitenciário. Cada edição do programa traz a visão de especialistas que ajudam a compreender melhor o contexto e os dilemas do episódio.

Realizada pela produtora paranaense Caminho Comunicação, de Curitiba, a série foi produzida pelo jornalista Thiago Couto, diretor e roteirista de Defensores. A obra foi selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado em agosto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2016, o canal exibiu mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Para o diretor da série, Thiago Couto, a atração atende a uma demanda contemporânea da sociedade. ”Defensores nasceu de uma vontade antiga de abordar a desiguldade social brasileira a partir do olhar de personagens que lidam com esse tema diariamente”, explica.

O jornalista completa a premissa da obra. “Andando por aí, a gente encontra comunidades, agentes públicos e pensadores que realmente querem ajudar o Brasil a superar esse cenário absurdo de contrastes”, afirma o idealizador da produção Defensores.


“Ouse saber”

O programa de estreia da série Defensores – Sapere Aude (do Latim “Ouse saber”) – acompanha o trabalho do defensor público federal Geórgio Endrigo e sua tentativa de impedir o fechamento da Escola Porto Alegre, especializada no atendimento à população em situação de rua na capital gaúcha. O episódio revela a mobilização comunitária que garantiu aos moradores de rua o direito fundamental à educação. A produção traz os comentários do professor José Eustáquio Romão que, por mais de uma década, assessorou pessoalmente o educador Paulo Freire.


SERVIÇO

‘Defensores’

Quando: quarta-feira (2)

Horário: 21h45

Onde: TV Brasil

 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)