22 de abril de 2019 - segunda-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cidades
FASE DE TESTE
10-02-2019 | 18h45
Transporte público por aplicativo começa funcionar em Goiânia nesta segunda-feira
O novo serviço complementar vai rodar, inicialmente, pelo Centro Expandido da capital, que compreende 11 bairros

Thiago Costa 

Começa nesta próxima segunda-feira (11) a fase de testes do CITYBUS 2.0. O transporte coletivo por aplicativo de celular, um serviço da HP Transportes, passou por mais de dois anos de estudos para chegar às ruas de Goiânia. 

O novo serviço complementar vai rodar, inicialmente, pelo Centro Expandido da capital, que compreende 11 bairros: como os Setores Central, Sul, Oeste, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Nova Suíça, Jardim Goiás, Universitário e Aeroporto. 

A frota inicial é de 14 miniônibus, que poderá ser aumentada, caso haja demanda nestes seis meses de projeto piloto. O aplicativo CITYBUS 2.0 pode ser baixado de qualquer loja de celular a partir do dia 10 de fevereiro.

O serviço de transporte coletivo por aplicativo de celular é uma plataforma que o usuário escolhe seu destino, confirma a viagem e é direcionado para o ponto virtual, onde deve pegar o miniônibus que será identificado na plataforma. 

O serviço é para destinos rápidos, de forma segura e tem como base o descolamento em pequenas distâncias. O aplicativo surgiu após pesquisas da HP transportes, que identificou a queda dos usuários em relação ao transporte coletivo convencional, pelo desejo do consumidor na escolha de suas próprias rotas e viagens mais curtas, que atualmente não são contempladas pelo serviço de transporte comum.

Com a frota de 14 miniônibus nessas regiões, os desenvolvedores do aplicativo pretendem retirar, em média, 650 carros das ruas da Capital. A empresa pretende, com o serviço, trazer uma reflexão sobre o papel de cada cidadão para com a cidade e a sua responsabilidade com a mobilidade. Um mundo melhor é coletivo, as cidades são de todos e o transporte impacta na mobilidade e no bem-estar da saúde, de seus habitantes e das cidades.

Utilização

Para baixar o aplicativo e começar a experimentar o serviço a partir desta segunda-feira, basta entrar na loja de celular e baixar o APP gratuitamente. O CITYBUS 2.0 possui versões para iOS e Android. 

É necessário fazer um cadastro, aceitar as condições de uso e o usuário já pode começar a usar. Depois de baixar o APP e fazer o cadastro, o usuário já pode solicitar a viagem. No mapa, há identificação dos locais de partida e de destino. 

O APP vai indicar um miniônibus disponível. Em seguida, vai direcionar o usuário para o ponto virtual mais próximo dele para que possa pegar o miniônibus. Como o serviço é coletivo, o usuário terá que se deslocar alguns metros para pegar o transporte. 

O ponto virtual é identificado na plataforma, assim, como o mini ônibus e o motorista. Ao entrar no veículo, ele será identificado e seguirá viagem até seu destino.

 
(62) 3095-8700