25 de junho de 2018 - segunda-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Coluna
Xadrez
Rubens Salomão
Venceslau Pimentel
02/06/2018 | 06h00
José Nelto pode mudar projeto político
No caso da segunda vaga ao Senado, em chapa a ser encabeçada por Ronaldo Caiado, considerando que uma delas deve ficar com o hoje senador Wilder Morais

Ex-MDB, o deputado José Nelto (Podemos) não descarta mudar de projeto para as eleições deste ano. No caso da segunda vaga ao Senado, em chapa a ser encabeçada por Ronaldo Caiado, considerando que uma delas deve ficar com o hoje senador Wilder Morais, também do Democratas, Nelto pode colocar seu nome à disposição do grupo oposicionista. “Posso afirmar que temos de aguardar até junho. Se até lá não tivermos a adesão de um nome forte que nos esperamos, vamos precisar pensar em outros nomes. Pode ser uma solução caseira para Senado”, disse à coluna. “Já fui procurado por vários partidos, e se chegar a junho e não houver definição, posso trocar meu projeto político. Deixar de ser pré-candidato a deputado federal pelo Podemos e compor a segunda vaga ao Senado”.

Dissidência

José Nelto encabeçou o movimento no MDB de apoio a Caiado. Por isso teve de deixar o partido, antes mesmo de qualquer decisão da cúpula emedebista em acionar o conselho de ética.


Vaga de vice

Há um entrave para a escolha de José Nelto para o Senado. É que o deputado Lívio Luciano, que trocou o MDB pelo Podemos, já foi indicado pelo partido como pré-candidato a vice-governador.

 

Deputado quer transporte seguro de animais 

Está em fase de tramitação na Assembleia Legislativa projeto do deputado Gustavo Sebba (PSDB) que autoriza e regulamenta o transporte de animais domésticos em meios de transporte coletivo em Goiás, com exceção de dias úteis, entre 6 e 10 horas, e entre 16 e 19 horas. Para tanto, o proprietário deverá container de fibra de vidro para transportar o bicho. Também deve portar certificado de vacina. Se animal silvestre, deve ter autorização do IBAMA. “Os animais estão cada vez mais inseridos na realidade das famílias brasileiras, sendo criados com todo amor e carinho por seus donos, ainda há aqueles tratados como filhos”, justifica o parlamentar. A proposta, segundo Sebba, contempla quem deixa de viajar por não ter com quem deixar seu bicho de estimação. Ao mesmo tempo, evita o transporte irregular de animais. 


Curtas

Fundo eleitoral - Pelo calendário eleitoral do pleito deste ano, dia 18 de junho o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai publicar o montante de recursos disponíveis no (Fundo Especial de Financiamento de Campanha. No portal da instituição há um link com explicações sobre o assunto.

Remessa direta – Já está em vigor normativa da Secretaria de Estado da Fazenda que estabelece sistemática da remessa de etanol da usina diretamente ao posto varejista, assinada pelo titular Manoel Xavier. A medida, de caráter excepcional, vai vigorar até que o estado suspenda a situação de emergência decretada pelo governador José Eliton.

Boa visão – De iniciativa da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), a Câmara Goiânia aprovou a criação do programa Boa Visão para Idosos na capital, garantindo exames oftalmológicos anuais para a população com idade superior a 65 anos, em regime de mutirão.

 

Reação

O Twitter dos presidenciáveis pipocou de comentários sobre a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente. A reação mais dura partiu de Ciro Gomes (PDT), que considerou um acinte Parente ter anunciado aumento da gasolina em meio ao caos provocado pela greve dos caminhoneiros.


Foi tarde

Para Manuela D'Ávila (PCdoB), Parente seguiu o que ela classificou como “sonho do mercado, pesadelo de milhões e que o tempo dele já havia acabando bem antes da greve. Mais comedido, Geraldo Alckmin (PSDB) defende a preservação dos avanços da gestão de Parente na empresa, para não prejudicar o trabalho de recuperação da Petrobras.


Na torcida

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) repercutiu, em suas redes sociais, a vitória da Seleção Brasileira de Voleibol, jogo realizado em Goiânia, dentro de uma das etapas da Liga das Nações. Avaliou que o jogadores deram um show contra a Coreia do Sul, em avence o jogo por três sets a zero. “Sigo na torcida”, disse o tucano.


Pilar da democracia

O Dia da Imprensa, comemorado ontem, foi lembrado pelo govrnador José Eliton (PSDB). Em sua conta no twitter, ele destacou que é dia de se lembrar do papel que a imprensa exerce para a promoção do debate e defesa do interesse público. Trata-se, para ele, de um pilar importante da democracia. Em seguida, parabenizou os profissionais da área.


Engajamento

A pré-candidatura à Presidência da República, Aldo Rebelo, pelo Solidariedade, tem o reforço, em Goiás, do deputado federal Lucas Vergílio, também pertencente ao partido. Ex-comunista, Rebelo foi ministro nos governos de Lula e de Dilma Rousseff.

 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)
Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/maislidas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 167 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/blogs.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 202 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/colunas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 208